Skip to content
  • 23 Novembro 2023

3º Encontro de Administradores Tributários da Paraíba abre hoje com painel sobre os impactos da reforma tributária para administrações tributárias estaduais e municipais

O 3º Encontro de Administradores Tributários da Paraíba (EAT-PB), que tem o objetivo de atualizar as gestões tributárias dos 223 municípios paraibanos, será aberto nesta quinta-feira (23), às 17h, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa. O público alvo do 3º EAT são auditores, gestores tributários, secretários, prefeitos e presidentes das câmaras dos vereadores do Estado da Paraíba.

 

A Coordenação Executiva do FPAT-PB (Fórum Permanente de Administradores Tributários do Estado da Paraíba), responsável pela realização do 3º EAT, informa que no período das 16h às 17h desta quinta-feira haverá o credenciamento dos participantes inscritos, seguido por uma apresentação cultural e a formação da mesa oficial de abertura do evento com as autoridades convidadas, às 17h.      

 

EXPECTATIVAS PARA 3º EAT – O coordenador executivo do Fórum Permanente de Administradores Tributários (FPAT), o delegado da Receita Federal do Brasil na Paraíba, Hamilton Sobral, revelou que “as expectativas para a realização do 3º EAT são as melhores possíveis diante do grande tema que marcou o debate na agenda do país e no Congresso Nacional no ano de 2023: a Reforma Tributária. Vamos abordar o tema na palestra magna ‘As repercussões da Reforma Tributária para os municípios’ voltada para as administrações municipais. Contudo, o 3º EAT terá ainda uma série de painéis e de oficinas temáticas que vão trazer atualizações, boas práticas de administração tributária e conhecimento prático para os gestores municipais tanto do executivo como do legislativo”, destacou.   

 

foto Hamilton discurso

 

PAINEL DE ABERTURA – A abertura do EAT será um painel sobre “Reforma Tributária: impactos para as administrações tributárias estaduais e municipais”. Os painelistas serão o secretário executivo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Bruno Frade, o auditor tributário da Sefaz-PB e Assessor Especial da Secretaria Executiva da Receita da Sefaz-PB, Eduardo Pereira de Oliveira, e os auditores fiscais da Receita Municipal de João Pessoa, Adenilson Ferreira de Oliveira e Waldemar de Albuquerque Aranha Neto.  

 

Na sequência, o secretário executivo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Bruno Frade, faz a mediação da “Apresentação de Boas Práticas na Administração Tributária Municipal”, com as experiências das prefeituras de Patos (prefeito Nabor Wanderley);  e do Conde (prefeita Karla Pimentel).

 

FOTO LANAMENTO PLANO ESTRATGICO SEFAZ 2024-2028 5

 

A programação da noite de abertura do 3º Encontro de Administradores Tributários da Paraíba (EAT-PB) será encerrada com a entrega de menção de honra de “Boas Práticas na Administração Tributária Municipal” às gestões municipais de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos e Conde, seguido de um coquetel com os presentes.   

 

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA – O 3º Encontro de Administradores Tributários da Paraíba (EAT-PB) segue na sexta-feira (24) com programação pela manhã e à tarde, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A retomada será às 9h da manhã com um vídeo sobre “Prêmio Afrafep de Educação Fiscal” e logo em seguida haverá a realização de dois painéis com debates.

 

REPERCUSSÕES DA REFORMA TRIBUTÁRIA – A palestra de abertura da sexta-feira (24), às 9h10, será sobre “As repercussões da Reforma Tributária para os municípios”, ministrada por André Luiz Macêdo, assessor técnico da Associação Brasileira de Secretários de Finanças (Abrasf) e ex-secretário de Tributação de Natal (RN). Ele terá como mediador o auditor fiscal da Receita Municipal de João Pessoa, Adenilson Ferreira de Oliveira.   

 

IMAGEM ANDRE MACEDO abrasf ok

 

2º PAINEL DA MANHÃ –  Após uma pausa para o coffee break, acontece o 2º painel da manhã com o tema “Mecanismos de Incremento de Receita sem onerar o munícipe”, que será mediado pelo auditor fiscal de tributos municipais do Município de Campina Grande, Jubevan Caldas de Sousa, que integra a Coordenação executiva do FPAT-PB.

 

Durante o 2º painel, serão tratados os temas: “Retenção do IR pelos municípios (Instrução Normativa 2145)”, com o palestrante Cláudio Maia; e “Outras formas de Incremento” com o palestrante Meryclis D’Medeiros. Em seguida, será aberto para um novo debate entre os presentes.
 

No período da tarde da sexta-feira, a partir das 14h, haverá a realização de quatro oficinas simultâneas para os inscritos no 3º EAT em salas do auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, tendo como tema central “Como incrementar a arrecadação própria”.

 

TEMAS DAS OFICINAS – A oficina nº 1 será sobre o “Simples Nacional”, com coordenação de Ana Horácio Geraldo; a oficina nº 2 será sobre o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), com coordenação de   Jubevan Caldas de Sousa; a oficina nº 3 será sobre IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) – Planta Genérica de Valores,  com coordenação de Adenilson Ferreira de Oliveira; e a oficina nº 4 será sobre “CIP/Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), com coordenação de Rômulo Pereira Gomes.

 

FOTO Jubevan Caldas OK

 

Após as oficinas, os participantes voltam ao auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB para sorteios de brindes, coffee break e o encerramento do 3º Encontro de Administradores Tributários da Paraíba (EAT-PB) com a presença dos membros da Coordenação Executiva do FPAT.

 

QUEM REALIZA – O 3º EAT-PB, que é uma realização do Fórum Permanente de Administradores Tributários (FPAT), conta com apoio da Receita Federal do Brasil, do Governo da Paraíba, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), do Tribunal de Contas da União (TCU), da FAMUP, do Sebrae, do Sindifim-JP e da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Sefaz-PB.  

 

LOGO FPAT ok

 

ORIGEM DO FPAT – Criado em 2017, o Fórum Permanente de Administradores Tributários (FPAT) é uma experiência pioneira do Norte-Nordeste de apoio aos gestores municipais da Paraíba. O Fórum surgiu quando alguns prefeitos municipais do Estado da Paraíba, eleitos em 2016, procuraram a sede da Delegacia da Receita Federal em João Pessoa para pedirem apoio na estrutura e na organização das administrações tributárias de seus municípios. O FPAT conta atualmente com 70 municípios signatários. A experiência pioneira paraibana do Fórum já recebeu o Prêmio Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim), na edição de 2019.

 

COORDENAÇÃO DO FPAT – A Coordenação Executiva do FPAT é formada por membros permanentes e por convidados. Fazem parte dos membros permanentes da atual gestão: Delegacia da Receita Federal da Paraíba; Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB); Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB); Ministério Público do Estado (MP-PB), Receita do Município de João Pessoa, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Escola de Administração Tributária (ESAT) da Sefaz-PB. Já as prefeituras de Campina Grande, de Patos e de Bayeux fazem parte da Coordenação Executiva como municípios convidados na atual gestão do FPAT.

 

IMAGEM AUDITORIO TCE INTERNA ok

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES – O Fórum Permanente de Administradores Tributários do Estado da Paraíba tem a missão de “Incentivar o desenvolvimento das administrações tributárias e contribuir para o aprimoramento das gestões municipais”. A visão de futuro do FPAT é “ser referência na integração dos órgãos, usando o fortalecimento da estruturação das administrações tributárias até 2024”, tendo valores centrais: “promoção da cidadania; conformidade e integridade; excelência profissional; transparência; e desvinculação partidária”.

 

imagem programao-nova-EAT ok valendo

 

Voltar ao topo