Notícias
- 20 Setembro 2023
Auditores da Sefaz-PB deflagram nova etapa dos “Gestores em Ação" no Brejo paraibano
Essas ações fiscais, que são realizadas todos os meses nas Gerências Regionais, tiveram mais uma edição nesta semana em seis municípios do Brejo. A Sefaz-PB havia feito investigações preliminares para apurar denúncias de irregularidades de contribuintes na região do Brejo que apontavam inscrições suspensas, mas em atividade; outros que utilizavam máquinas de cartão de crédito não vinculadas ao CNPJ dos contribuintes.
Balanço parcial da operação mostra a apreensão de 5 maquinetas de cartão de crédito, apreensão de diversas mercadorias com irregularidades (whisky, acessórios de informática e de perfumes), além de levantamento de todo o estoque de sete estabelecimentos comerciais e de apreensão de documentos que serão auditados nos próximos dias. Houve também a continuidade da Operação Desacordo que foi deflagrada no ano passado.
POR QUE OPERAÇÃO DESACORDO? - A operação foi denominada de “Desacordo” porque o grupo empresarial investigado, inicialmente, era beneficiário do regime especial do Termo de Acordo Especial (Tare), que é um benefício do Estado que reduz a carga tributária de ICMS dos contribuintes paraibanos–, violou uma série de cláusulas do acordo. A operação inicial foi contra um grupo atacadista de Campina Grande no ano passado, mas houve desdobramentos da operação, no primeiro semestre deste ano, no Sertão e, neste segundo semestre, a Desacordo chegou à região do Brejo paraibano.