Skip to content
  • 07 Dezembro 2020

Dia Internacional de Combate à Corrupção é tema do Conectando Cidadania desta semana

O Conectando Cidadania desta semana faz alusão ao Dia Internacional do Combate à Corrupção, que é celebrado, anualmente, no dia 9 de dezembro. O coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), auditor Rodrigo Paiva, destaca o conceito ampliado de corrupção, a luta e a evolução dos órgãos públicos de controle e fiscalização e a importância da educação para a ética e a cidadania.    

 

No vídeo publicado no perfil do Instagram da Escola de Administração Tributária (@esatpb) desta segunda-feira (7), o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva, aborda inicialmente o conceito de corrupção ao definir como “um grupo de pessoas que não obedece a determinadas regras, que obtém vantagem em negociatas, favorece uma pessoa e prejudica outra e influencia de forma negativa a sociedade. Sendo assim, podemos considerar que a corrupção é o ato de se utilizar indevidamente de uma posição de influência para obter vantagens ou mesmo realizar alguma ação que é considerada ilegal de acordo com as leis vigentes”.

 

Mas no video o auditor do CGU amplia o conceito de corrupão ao afirmar que “a corrupção pode acontecer em situações do dia a dia, pois está presente nas ruas, como no desrespeito às vagas preferenciais, no suborno ao guarda, no bem achado e não devolvido, no troco errado não relatado, na desobediência a filas, entre outras ações que acabam sendo corriqueiras e não observadas”.

 

Rodrigo Paiva destaca ainda que a corrupção também pode estar relacionada à política, e que na gestão pública os recursos desviados não são utilizados em prol da sociedade, deixando de ser transformadas em políticas públicas de saúde, de educação e de emprego e renda, corrompendo o sentido de cidadania e a noção do que é viver em sociedade.

 

“Os órgãos de controle têm buscado evoluir, mas precisam cada vez mais ampliar as suas ferramentas para combater à corrupção. Se os grandes casos de corrupção divulgados na mídia nos causam indignação, precisamos também fazer a nossa parte com as chamadas pequenas corrupções do nosso cotidiano: furar fila de idoso e deficiente, sonegar imposto e tentar levar vantagem indevida ou ilegal em qualquer oportunidade. Precisamos também punir exemplarmente os atos contra a corrução e, por meio da educação para a cidadania, desenvolver nas pessoas o sentido de ética”; frisou o auditor, acrescentando que escolas e instituições podem se engajar nessa luta contra a corrupção como os materiais já publicados no portal da CGU de educação para a cidadania por meio do link www.cgu.gov.br/educacaocidada    

       

O vídeo completo do coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), auditor Rodrigo Paiva, pode ser assistido por meio do link do perfil do Instagram https://www.instagram.com/p/CIfs9mEpFjy/

 

O que é Dia Internacional contra a Corrupção – Declarado pela Organização das Nações Unidas desde a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção em 2003, o Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado anualmente em 9 de dezembro. O Brasil assinou a convenção do documento naquele mesmo ano. Estimativas revelam que todos os anos, US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2,6 trilhões são roubados anualmente devido a atos de corrupção, o que representa mais de 5% do PIB mundial. A esse respeito, o slogan da campanha "Unidos contra a corrupção, para o desenvolvimento, a paz e a segurança" incentiva os governos, o setor privado e o público em geral a abordar conjuntamente essa questão.

 

A luta contra a corrupção é parte integrante da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030. Ela clama por reduções substanciais da corrupção, como parte dos esforços para construir sociedades pacíficas e inclusivas no âmbito do “Objectivo 16”. Até hoje, 183 Estados fazem parte dessa Convenção. Ao enfatizar a necessidade de novos avanços nessa área, é necessário que aconteçam parcerias anticorrupção, estabelecidas com o setor privado, com a sociedade civil e com o setor acadêmico para garantir o combate mais efetivo e amplo contra a corrupção.

 

O que é o projeto Conectando Cidadania – Idealizado pela Gerência Operacional de Educação Fiscal do Núcleo da Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), o projeto ‘Conectando Cidadania’ busca promover os conhecimentos sobre a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos, além de despertar o interesse pela cidadania ativa entre estudantes, professores, servidores públicos, contribuintes e da sociedade em geral. O projeto “Conectando Cidadania” é todo audiovisual devido ao atual contexto vivenciado de enfrentamento à Covid-19, que continua assolando o mundo, o País e a Paraíba. Semanalmente, um vídeo sobre um tema da cidadania é postado no perfil do Instagram com um gestor público do Estado.
Voltar ao topo