Skip to content
  • 25 Outubro 2019

ESAT faz entrega de certificado aos estudantes de contabilidade para prestar serviços no NAF

A Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão educacional da Secretaria de Estado da Fazenda, fez a entrega nesta sexta-feira (25) dos certificados de treinamento aos estudantes de Ciências Contábeis do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), que vão integrar o projeto do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF). A solenidade, que contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Marialvo Laureano, e com a Diretora Geral do IESP, Érika Marques, aconteceu no auditório da faculdade. 

 

Durante uma semana, os estudantes de Ciências Contábeis tiveram ministrações com facilitadores sobre os serviços que serão oferecidos pela Fazenda Estadual no NAF como, por exemplo, os tributos IPVA e ITCD; as dúvidas e orientações para os empreendedores sobre o MEI (Microempreendedor Individual); orientações e práticas de como promover a qualidade do atendimento ao cidadão e conhecer a Estrutura da Sefaz. Os ministradores foram os auditores fiscais José Erielson do Nascimento; Marco Antônio e Maria Helena Botelho e o gerente Operacional de Formação e Educação Corporativa da ESAT, Cléber Soares de Brito. Os alunos terão ainda aulas complementares de cursos de educação a distância para completar a qualificação dentro do Programa Semeando Sementes da Cidadania.

 

foto Entrega certificado curso NAF 5

 

Projeto inovador - Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Marialvo Laureano, a implantação do primeiro NAF (Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil) com a participação da Sefaz numa parceria com Iesp e a Receita Federal é mais uma medida inovadora da atual gestão. “O NAF é um projeto da Receita Federal e chegou à Paraíba em 2016. Este novo formato com a participação da Sefaz será o primeiro da pasta, envolvendo a Receita Federal e o Iesp. O projeto será mais uma oportunidade de a Sefaz fortalecer parcerias com as instituições da sociedade e a faculdade Iesp é mais uma, desta vez com viés acadêmico dentro de um projeto de extensão. Os estudantes de contabilidade vão prestar uma série de serviços da SEFAZ pro meio de orientação a partir de 2020 e a nossa Escola de Administração Tributária fez um trabalho inicial de treinamento dos estudantes. O nosso propósito é de que os serviços da Sefaz prestados à sociedade sejam cada vez aprimorados e ampliados”, destacou.

 

Parceria gigante – Para a Diretora Geral do IESP, Érika Marques, a parceria desse projeto que envolve a Receita Federal e a Fazenda Estadual “é gigantesca. Nesse sentido, a inserção do aluno de ciências contábeis na esfera dos serviços públicos vai gerar crescimento para a sua formação e currículo. O IESP está totalmente empenhado no projeto tendo à frente a professora Isabella Valentim. Não tenho dúvida de que esse projeto será de crescimento para os alunos e as instituições, por isso estamos muito orgulhosos com essa parceria”, frisou. 

 

foto Entrega certificado curso NAF CAPA

 

Serviço vai ampliar aprendizagem – A estudante de Ciências Contábeis, Aline Fabião, avaliou o treinamento como “excelente. O curso abordou temas importantes, que servirão para atender à comunidade externa. O mais interessante do NAF será que teremos contato com a prática da profissão desde o primeiro período. O projeto vai possibilitar ainda aprender nas duas vertentes: tanto na perspectiva do contribuinte como do Fisco. Já na visão acadêmica, quando abordarmos esses assuntos em sala de aula, teremos uma visão bem mais ampla do tema com a vivência da prática, possibilitando um conhecimento mais intenso, facilitando a fixação”, destacou a estudante do 1º período de Ciências Contábeis, Aline Fabião. 

 

Experiência inicial para carreira no setor público - Para o estudante de ciências contábeis do Iesp, Silas Babosa de Andrade Jr., que projeta uma carreira como servidor público, disse que “quem pensa numa carreira no setor público precisa começar desde os primeiros períodos da faculdade em ganhar experiência. O NAF será um momento importante de aprendizagem inicial para essa carreira, pois prestaremos uma série de serviços à comunidade na área do Fisco federal e estadual”, frisou.
Voltar ao topo