Notícias
- 22 Agosto 2017
Gerente da Receita Estadual recebe a mais alta comenda da Polícia Civil da Paraíba
Pelos relevantes serviços prestados à Polícia Civil da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho entregou ao gerente da 1ª Região da Receita Estadual, Francisco Nunes Cirilo, a Medalha Governador Tarcísio de Miranda Burity, a mais alta comenda da Polícia Civil da Paraíba. A solenidade, que aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol) no final da manhã desta terça-feira (22), em comemoração aos 36 anos da corporação, homenageou outras autoridades, gestores e policiais do Estado.
O êxito das ações do 1º Núcleo da Receita Estadual em parceria com a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária nas operações realizadas neste ano gerou uma recuperação de R$ 8 milhões em crédito tributários aos cofres públicos, coibindo ainda a sonegação fiscal de diversas organizações criminosas com várias ramificações, como foi o caso da ‘Operação Orange’. Essas operações bem sucedidas levaram o gerente da 1ª Região da Secretaria de Estado da Receita, Francisco Cirilo Nunes, a ser um dos 31 agraciados com aMedalha ‘Governador Tarcísio de Miranda Burity’ neste ano.
O gerente Francisco Cirilo dividiu o êxito e o reconhecimento das ações com a aproximação realizada enquanto gestor do 1º Núcleo da SER com a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária e a Promotoria de Crimes contra a Ordem Tributária. “Quando assumir a gerência do 1º Núcleo da SER, tomei a iniciativa de me aproximar de outros órgãos importantes para combater e coibir à sonegação fiscal de forma mais eficiente e eficaz na articulação das operações. A chegada da delegada de Crimes contra a Ordem Tributária, Daniela Vicuuna, e da promotora de Combate à Sonegação, Renata Luz, trouxe sinergia e mais afinidade para realização dessa parceria exitosa. A desarticulação da fortes organizações criminosas com diversas ramificações no Estado como foi o caso da ‘Operação Orange’ é uma dessas provas. Para tanto, a forte reciprocidade da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária foi fundamental”, comentou Cirilo, que estava com a esposa e os familiares no ato da solenidade.
Liberdade de trabalho na Gerência – O gerente do 1º Núcleo da SER afirmou ainda que o reconhecimento da mais alta comenda da Polícia Civil à sua pessoa “é o resultado do trabalho contínuo de toda a equipe de auditores fiscais da 1ª Região, que conta com apoio irrestrito e total dos secretários da Receita Estadual, Marconi Frazão (titular) e Leonilson Lins de Lucena (executivo), além do Gerente de Fiscalização, Marx Gusmão, que representou o secretário da Receita Estadual na solenidade. Temos que reconhecer também que o governador Ricardo Coutinho tem blindado a Receita Estadual de qualquer interferência política nas ações fiscais e nas operações. Além da liberdade para realizar o trabalho na gerência, contamos com apoio total da secretaria Estadual para o prosseguimento das operações, por isso elas têm sido exitosas”, afirmou Francisco Cirilo.
Para o delegado Geral da Polícia Civil, João Alves, que citou os inúmeros avanços que a Polícia Civil vem empreendendo nos últimos anos como a redução de homicídios, elucidação de crimes difíceis, a qualificação de seus quadros na nova Acadepol, destacou também os avanços das operações em conjunto com outras secretarias como é o caso do Fisco Estadual.
“A Receita Estadual tem um trabalho importantíssimo em parceria com a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária. As pastas vêm realizando inúmeras operações com grande êxito, com base em um trabalho de investigação séria e de alto poder de precisão. Reconhecemos que a Receita Estadual é um órgão também que dispõe de muitos dados e informações que são importantes para as investigações de crimes contra a sonegação e o gerente do 1º Núcleo da Receita Estadual, Francisco Nunes Cirilo, tem liderado junto com a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária uma série de ações relevantes para coibir e reprimir a sonegação fiscal. Por isso, o reconhecimento da Delegacia Geral da Polícia Civil em conceder a mais alta comenda da instituição à sua pessoa”, justificou.
Além do governador Ricardo Coutinho e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, deputados estaduais e os comandantes da Polícia Civil e da Polícia Militar, estiveram presentes na concessão da comenda a Francisco Cirilo Nunes e outras 30 personalidades do Estado os auditores fiscais lotados no 1º Núcleo da Receita Estadual e o gerente de Fiscalização da SER, Marx Gusmão, que representou na ocasião o secretário da Receita Estadual, Marconi Frazão.
Medalha entregue a 31 pessoas - O nome da medalha “Governador Tarcísio de Miranda Burity”, a mais alta comenda da Polícia Civil, é uma homenagem póstuma ao governador que criou a Polícia Civil de Carreira. Durante a comemoração dos 36 anos da Polícia Civil, 31 pessoas que prestaram serviços de relevância à instituição receberam a Medalha, que foi criada no ano passado pela Delegacia Geral da Polícia Civil, como forma de agradecimento às autoridades, gestores e policiais que trabalham em prol do fortalecimento da corporação. Houve ainda entrega na solenidade da Medalha da Polícia Civil do Estado da Paraíba por ‘Ato de Bravura’ para agentes de investigação e de honrarias in memoriam de Amigo da Polícia Civil da Paraíba por Atuação Excepcional em operações policiais.
Veja abaixo a relação completa das pessoas que receberam Medalha Governador Tarcísio de Miranda Burity:
Adilson Fabricio Gomes Filho (Juiz de Direito)
Agamenon Vieira (Superintendente DETRAN)
Ambrósio Agrícola Nunes (Autor do Hino da Polícia Civil)
Antônio de Pádua Macedo (Autor do Hino da Polícia Civil)
Benedito Honório da Silva (Autor do Hino da Polícia Civil)
Carlos Roberto Silva de Sena (Tenente Coronel Polícia Militar)
Denis da Silva Nery (Sub Comandante do Corpo de Bombeiros Militar/PB)
Francisca Divina Silveira Melo (Perito Oficial Médico Legal)
Francisco Cirilo Nunes (Gerente da 1ª Região da Secretaria da Receita Estadual)
Francisco Glauberto Bezerra (Promotor de Justiça)
Francisco Seráphico Da Nóbrega Filho (Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba) Gilberto Carneiro da Gama (Procurador Geral do Estado da Paraíba)
Hervázio Bezerra Cavalcanti (Deputado Estadual)
Humberto Pontes (Ex-diretor do IPC e Vereador de João Pessoa)
Israel Aureliano da Silva Neto (Diretor do Instituto de Polícia Científica – IPC)
Jailton Paiva de Araújo (Assessor)
João Azevedo Lins Filho (Secretário Recursos Hídricos, Meio Ambiente)
José Almeida Rosas (Sub Comandante da Polícia Militar/PB)
Lívio Sérgio Delgado de Carvalho (Coronel Polícia Militar Luciano)
Adonias Barbosa (Tenente Polícia Militar)
Magnaldo Nicolau da Costa (Ex-corregedor Geral da SESDS)
Marcos José Pupin General de Brigada – Comandante do 1º Grupamento de Engenharia Paulo Almeida da Silva Martins Coronel Polícia Militar
Servilho Silva de Paiva Corregedor Geral da SESDS
Severiano Pedro do Nascimento Filho Delegado de Polícia Civil
Severino de Carvalho Lopes Delegado de Polícia Civil
Simone Cristina Coelho Guimarães Diretora Superintendente da SUPLAN
Tarcísio de Miranda Buriti “In memorian” Ex Governador
Wagner Paiva de Gusmão Dorta Secretário de Administração Penitenciária
Walter Cavalcanti de Azevedo Diretor do Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região Washington França da Silva Coronel Polícia Militar da Reserva