Skip to content
  • 30 Julho 2025

Secretário da SEFAZ-PB visita Espaço Memorial da Fazenda Estadual de Pernambuco

O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, fez uma visita ao Espaço Memorial da Fazenda Estadual de Pernambuco, no Recife, onde foi recepcionado pelo secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson José de Paula. A visita foi acompanhada ainda do secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado da Paraíba, Letácio Guedes Júnior.

 

Durante a visita, o secretário de Pernambuco, Wilson José de Paula, apresentou aos executivos paraibanos os ambientes e equipamentos que compõem o Memorial, além dos murais do artista Cícero Dias, que integram o acervo do memorial. Wilson contou ainda a história dessas obras que marcaram a arte abstrata na América Latina e foram pintadas especialmente para a Sefaz-PE, entre 1948 e 1949.

 

INTERCÂMBIO DAS DUAS PASTAS – Segundo Wilson e Marialvo, a visita reforça a importância do intercâmbio entre as administrações fazendárias da Paraíba e Pernambuco e do compromisso com a valorização da história da gestão pública.

 

ESPAÇO DE INSPIRAÇÃO – O Espaço Memorial da SEFAZ-PE, que tem o objetivo de preservar a memória institucional da pasta de Pernambuco, servirá de inspiração para a implantação do 'Espaço do Memorial SEFAZ-PB', que será construído no prédio da Avenida Epitácio Pessoa (antiga sede do Paraiban), em João Pessoa, junto com a nova sede Administrativa da Fazenda Estadual.

 

 IMAGEM ESPAO MEMORIAL SEFAZ PERNAMBUCO 1 OK

 

VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA – O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, elogiou a estrutura, as instalações e os equipamentos do Memorial de Pernambuco.

 

“O Espaço Memorial da Fazenda de Pernambuco é muito atraente e inspirador. Eles mesclam no espaço equipamentos históricos da pasta, reproduzindo cenários e usam também de muita tecnologia digital. Lá são dois andares e eles trabalham no Espaço ainda com ações de Educação Fiscal. A Sefaz-PE é mais antiga que a nossa da Paraíba. Eles têm mais de 130 anos de sua criação, enquanto a nossa SEFAZ-PB ruma ainda para o seu centenário e completará este ano 97 anos”, comparou.

 

 

 IMAGEM ESPAO MEMORIAL SEFAZ PERNAMBUCO 2 OK

UM PRESENTE PARA O CENTENÁRIO DA SEFAZ-PB – Segundo Marialvo Laureano, a construção do ‘Memorial SEFAZ-PB’, na nova sede a Epitácio Pessoa, um prédio de sete andares, “tem como objetivo tanto de resgatar e a preservar a memória e a história de nossa pasta, mas também será um presente visando a comemoração dos 100 anos da SEFAZ-PB”, comentou.

 

ESPAÇO DE MEMÓRIA E VISITAÇÃO – O titular da Fazenda Estadual da Paraíba revelou que a ideia do “Memorial SEFAZ-PB’ é construir um ambiente que conte a história da pasta ilustrando com equipamentos e peças históricas em um ambiente novo e moderno, composto por ambientes expositivos e informativos, que resgatam e contam a história da Sefaz-PB por meio de uma abordagem tecnológica e interativa para contar a história quase centenária da pasta. O Espaço servirá de visitação para escolas e, sobretudo, para os cidadãos e contribuintes que circularão na nova sede”, apontou.

 

IMAGEM ESPAO MEMORIAL SEFAZ PERNAMBUCO 4 OK

 

VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA – O secretário de Estado da Fazenda informou a previsão da conclusão do novo equipamento que vai promover o resgate da história e a importância da valorização da memória da pasta quase centenária.

 

“A expectativa é que até o final deste ano estaremos inaugurando a nova sede da SEFAZ-PB, na Avenida Epitácio, e também o ‘Espaço do Memorial SEFAZ-PB’. Esse novo equipamento é mais uma prova dos investimentos do Governo da Paraíba para fortalecer a Fazenda Estadual. Não seremos apenas uma secretaria estratégica para o Governo, por viabilizar financeiramente as ações e as políticas públicas do Estado, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social, mas também seremos conhecidos por uma pasta que valoriza a sua história e a sua memória, bem como dos gestores, dos auditores, dos servidores fazendários, enfim, de homens e mulheres públicos que construíram a história dessa pasta ao longo dos quase 100 anos”, finalizou.   
Voltar ao topo