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  • 16 Agosto 2024

Secretários da SEFAZ-PB e Educação entregam iPhones aos estudantes do concurso de redação “Desafio Nota 1000”

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizaram, nessa sexta-feira (16), a cerimônia de premiação dos cinco estudantes da edição especial do concurso de redação “Desafio Nota 1000”, que aconteceu na sede da Sefaz-PB, no Centro Administrativo do Estado, em João Pessoa.
 

 

A edição especial do “Desafio Nota 1000”, que recebeu mais de 5.211 mil redações, foi voltado para alunos do ensino médio da rede pública estadual, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após as avaliações das redações, foram selecionados os cinco melhores textos, que se destacaram pela excelência na produção e pela compreensão do tema proposto: "Responsabilidade do Estudante na Promoção da Educação Fiscal: Estratégias para Conscientização e Engajamento da Comunidade". 
 
ESTUDANTES PREMIADOS – Três dos cinco vencedores foram da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Nobel Vita, do município de Coremas: Abraão Vicente dos Santos (1º lugar); Sara Sophia Nóbrega Roberto (2º lugar); André Luís Fernandes Dantas Buriti (4º lugar). Os outros dois estudantes premiados foram Gabriel Ferreira de Matos (3º lugar), da Escola Cidadã Integral (ECI) Monsenhor Vicente Freitas, do município de Pombal, e Pedro Victor Almeida Rocha (5º lugar) da Escola Cidadã Integral (ECI) Maria Soledade Assis Freitas, do município de Cajazeirinhas. Cada um dos estudantes recebeu um iPhone, doados pela Receita Federal do Brasil.
 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000

 

HOMENAGEM AOS PROFESSORES E PAIS – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, que ficou emocionado com as palavras dos alunos durante a cerimônia, fez questão de homenagear os professores e os pais dos estudantes em sua formação. Ele ainda agradeceu a gestora da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Fazenda Estadual, Elaine César, que viabilizou a edição especial do concurso de redação na parceria exitosa com a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Programa de Educação Fiscal do Estado.  
 
ESCOLAS DO SERTÃO VENCERAM – “Ao ouvir atentamente as palavras dos alunos, fiquei muito emocionado e feliz ao ver a dedicação e o esforço desses alunos de três escolas integrais estaduais do Sertão, que foram as vencedoras deste concurso. A performance exitosa dos alunos ao falarem na cerimônia mostrou todo o potencial e talento que eles têm não apenas na escrita, mas também na fala. Na prática, essa parceria das duas pastas no concurso de redação, que teve como temática a educação fiscal, veio para ficar. Queremos dar continuidade a essa parceria nas próximas edições e dobrar o número de premiados de cinco para dez, no próximo ano. O superintendente da LOTEP-PB, Petrônio Rolim, já se prontificou a patrocinar a premiação dos estudantes na edição de 2025”, adiantou.   
 

imagem marialvo premiacao-educacao fiscal

 

MAIS DE 5 MIL REDAÇÕES – Para Marialvo Laureano, mais de 5 mil estudantes pesquisaram e estudaram mais sobre a temática da educação fiscal para elaborar os textos. “A ideia de termos a consciência que todos os cidadãos pagam impostos é fundamental, pois precisamos do engajamento cada vez mais da sociedade e dessa nova geração na fiscalização e também na cobrança por transparência dos recursos públicos. Quanto mais fiscalizarmos e exigirmos mais transparência da aplicação, enquanto sociedade, mais recursos públicos serão destinados à educação pública. Não tenho dúvida que esses alunos que investiram tempo para aprender mais sobre a educação fiscal terão uma nova visão sobre a importância do exercício da cidadania fiscal”, frisou o titular da Fazenda, ao lembrar que promover a Educação Fiscal na sociedade paraibana será uma das ações do novo Plano Estratégico da Sefaz-PB 2024-2028.
 
O secretário executivo da Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado, Edilson de Amorim, destacou a performance dos estudantes no desenvolvimento dos textos e na apresentação de suas ideias durante a cerimônia.  
 

Imagem edilson amorim

 

PERFORMANCE DOS ESTUDANTES IMPRESSIONA – “A educação fiscal é um tema crucial e fundante para o Estado e para a própria sociedade em relação às políticas públicas. Contudo, o que mais me impressionou no concurso foi a performance desses estudantes, pois a educação fiscal é um tema bastante adulto e não da adolescência. Uma coisa é a educação financeira, mas outra coisa é educação fiscal, que é um tema mais complexo para ser tratado na fase juvenil, por isso fiquei impressionado com os textos e falas dos alunos. Essa parceria entre a Secretaria da Fazenda e a Secretaria da Educação, que à primeira vista seria inusitada, foi bem sucedida e exitosa ao estimular e criar um ambiente de apelo para que esses estudantes do ensino médio fossem atraídos pelo tema da educação fiscal. Outra excelente impressão foi dos alunos das escolas do Sertão da Paraíba das 7ª e 13ªda Gerências Regionais de Ensino, por terem se destacado, especialmente, os dos municípios de Coremas, Pombal e de Cajazeirinhas. Enfim, estão de parabéns os alunos, os professores dos alunos, as escolas e os seus pais”, destacou.
 

PESQUISA E DEDICAÇÃO AO TEMA – Para os cinco estudantes que venceram em julho o “Desafio Nota 1000” com a temática educação fiscal, a dedicação para pesquisar e buscar conhecer mais a temática foi o ponto comum entre eles. O estudante Abraão Vicente dos Santos, que ficou em 1º lugar na redação alcançando nota 1000, revelou que com a nova temática do desafio “tive de me engajar e pesquisar mais na internet sobre a educação fiscal, busquei fontes confiáveis, além de conversar com meus pais e com a equipe de excelentes professores de redação da ECIT Nobre Vita em Coremas. Não é à toa que tivemos três estudantes vencedores da mesma escola”, apontou.

 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000 ABRAO ok

 

MANTER VIVA A ESCRITA – A estudante Sara Sophia Nóbrega Roberto, também da ECIT Nobre Vita, que ficou em 2º lugar também com nota 1000, lembrou que desde criança gosta de escrever. “Eu mantive esse prazer da escrita viva durante todo o ensino fundamental e médio”, frisou. Mesmo com o tema da educação fiscal até então desconhecido, não foi empecilho para ser superado por ela. “Fiz uma pesquisa intensa na internet e contei com ajuda não apenas dos professores de redação, mas também do professor de História sobre o histórico do sistema tributário”, revelou Sara, que é concluinte do 3º ano, e quer fazer medicina.  
 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000 SARA ok

 

CONSCIÊNCIA CIDADÃ – Para o estudante Gabriel Ferreira da Escola Cidadã Integral Monsenhor Vicente Freitas, em Pombal, que mostrou ter consciência cidadã, o tema da educação fiscal foi pertinente e ao mesmo tempo inovador para o concurso de redação. “Sabemos que é dever de todo cidadão pagar impostos, mas também é seu dever cobrar pela transparência no uso deles”, e completou: “apesar de ser ainda pouco explorado e difundido nas escolas, o tema é fundamental para as nossas vidas como cidadão. Acredito que cresci mais durante esse desafio e ainda fiquei sabendo do Programa Nota Cidadã da Sefaz-PB”, frisou.
 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000 GABRIEL ok

 

ESTUDANTE DE CAJAZEIRINHAS SE DESTACA – Morador da pequena Cajazeirinhas, no Alto Sertão da Paraíba, com menos de 3 mil habitantes, o estudante Pedro Victor Almeida Rocha coleciona prêmios em concurso de redação. “O sentimento é de felicidade com orgulho mais uma vez em colocar a cidade de Cajazeirinhas e a escola Maria Soledade em destaque no cenário da educação do Estado com mais uma premiação. No ano passado, fui premiado com um notebook e agora com um iPhone. Quero deixar meus agradecimentos ao coordenador geral do Desafio Redação Nota 1000, José Carlos, por sempre nos estimular em participar, mas também aos meus professores de redação Ednilda e Lucas, que foram fundamentais para a minha evolução na escrita e por essas conquistas e resultados excelentes”, frisou.
 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000 CAJAZEIRINHA ok

 

LIDERANÇA E PROTAGONISMO – A professora de redação da Escola Cidadã Integral (ECI) Monsenhor Vicente Freitas, do município de Pombal, Maria do Socorro Melo Fragoso Formiga, que participou da cerimônia de premiação, destacou o empenho, a motivação e a liderança do estudante Gabriel Ferreira de Matos.
 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000 FAMILIA PROFESSORES oK

 

“Gabriel é uma inspiração e um modelo para os estudantes. Como aluno monitor, ele liderou e estimulou a participação dos estudantes da escola neste concurso de redação. Apesar do tema ser desafiante, fizemos juntos a pesquisa da temática no laboratório de informática, estudamos o tema, mas o protagonista desse concurso na escola foi Gabriel, por sua dedicação, estímulo aos demais alunos e talento na arte de escrever”, que acrescentou:
 
EDUCAÇÃO FISCAL É QUESTIONADOR – “O tema da educação fiscal traz reflexão e é questionador, pois nos exige como cidadão saber a origem dos recursos públicos e aplicação dos recursos. Este concurso nos permitiu também fazer uma reflexão como ainda precisamos melhorar enquanto sociedade no sentido de ser mais participativo e questionador sobre o destino dos recursos públicos,”, finalizou.
 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000 3

 

QUEM PARTICIPOU – Além dos secretários da Fazenda, Marialvo Laureano, e do executivo de Educação do Estado, Edilson de Amorim e dos estudantes premiados, a cerimônia de premiação do “Desafio Nota 1000” foi concorrida e contou com a presença do secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, do superintendente da LOTEP-PB, Petrônio Rolim, do ex-delegado da Receita Federal na Paraíba, Hamilton Sobral, dos integrantes do Programa Estadual de Educação Fiscal, das representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs), dos professores das escolas integrais e dos pais dos estudantes.

 

IMAGEM PREMIAAO NOTA 1000 GERAL ok

 

VENCEDORES DA EDIÇÃO ESPECIAL DO CONCURSO DE REDAÇÃO “DESAFIO NOTA 1000” DO MÊS DE JULHO DE 2024:

1º lugar:  Abraão Vicente dos Santos da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita com média de 1.000 pontos (Coremas)

 

2º lugar: Sara Sophia  da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita com média de 1.000 pontos (Coremas)

 

3º lugar: Gabriel Ferreira da Escola Cidadã Integral  Monsenhor Vicente Freitas com média de 1.000 pontos (Pombal)

 

4º lugar: André Luís da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita com média de 980 pontos (Coremas)

 

5º lugar: Pedro Victor da Escola Cidadã Integral  Maria Soledade Assis Freitas com média de 980 pontos (Cajazeirinhas)

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