Notícias
- 20 Outubro 2023
Auditores da SEFAZ-PB ministram curso de registro da EFD nas cidades de Campina Grande e João Pessoa em evento do Conselho Regional de Contabilidade
Os auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Maria Helena Botelho, Ciro Monteiro e Marco Aurélio Fonseca de Oliveira, ministraram o curso “Esclarecimento sobre o preenchimento do Registro 1601 da EFD”, para contadores, nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, nos dias 17 e 19 de outubro, respectivamente. A próxima etapa do curso será para os contadores do Sertão do Estado.
O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB) em parceria com a Sefaz-PB, Sescon-PB, Câmara de Dirigentes Lojistas (CG e JP) e da Associação Comercial da Paraíba (AC-PB).
MINISTRANTES – A auditora fiscal Maria Helena Botelho Rolim ministrou o curso “Esclarecimento sobre o preenchimento do Registro 1601 da EFD” com a participação do também auditor da Sefaz, Ciro Monteiro, para os contadores em Campina Grande na última quarta-feira (18), no auditório do Sebrae-PB. Em João Pessoa, o curso foi ministrado na última quinta-feira (19), no auditório da CDL de João Pessoa. Além de Maria Helena Botelho Rolim como ministrante, o auditor fiscal Marco Aurélio Fonseca de Oliveira também teve uma participação do curso para os contadores da Grande João Pessoa.
SEFAZ QUER AMPLIAR PARCERIAS – O diretor executivo de Administração Tributária (DEAT), Rômulo Agra, representou o secretário da Fazenda Estadual, Marialvo Laureano, na abertura do curso em João Pessoa. Ele saudou os contadores e as entidades parceiras e transmitiu a mensagem do secretário apontado que o foco da atual gestão da Sefaz-PB é ampliar cada vez mais as parcerias com entidades de classe e de contabilistas para a qualificação dos profissionais.
“A Sefaz-PB permanece de portas abertas para novas parcerias com as entidades de classe dos contadores para realização de cursos. Essa foi a mensagem transmitida pelo secretário da Fazenda para este evento. A Sefaz-PB conta com auditores especialistas na EFD e, sobretudo, desse novo registro e não tenho dúvida de que as dúvidas que persistem serão esclarecidas aos contadores”, frisou Rômulo.
PROPÓSITO É QUALIFICAR CONTADORES – O gerente Arnon Cavalcante Diniz, da 3ª região Regional da Sefaz-PB, representou o secretário da Fazenda Estadual, Marialvo Laureano, na abertura do curso em Campina Grande, afirmou que “o propósito da Sefaz-PB é que as empresas e os profissionais da contabilidade se qualifiquem cada vez mais para sejam assertivos em sua orientação e no preenchimento de dados da Escrituração Fiscal Digital (EFD), em especial o Registro 1601. O intuito da parceria com as entidades de contadores é promover a qualificação do maior número de contadores. Esses cursos serão estendidos por todas as regiões do Estado até o final do ano”, informou Arnon, que anunciou em sua fala que a "Sala do Contador", na sede da 3ª Gerência Regional, será inaugurada até o final do ano. .
CURSO FOI UM SUCESSO – O vice-presidente Administrativo do CRC-PB, Abelci Daniel, pontuou a importância da parceria entre as entidades para a realização do evento. “Está sendo uma parceria muito importante e consolidada com a Sefaz-PB, a Sescon, a CDL e com a Associação Comercial do Estado, além do apoio do Sebrae, que abriu as portas para que a gente pudesse realizar mais esse evento em Campina Grande, que foi um sucesso de conteúdo e público alvo. Conseguimos promover um debate muito produtivo entre os profissionais de Campina Grande”, revelou.
CURSO ESCLARECEDOR – Para o diretor de parcerias do Sescon-PB, Ricardo Meira, que esteve representando o presidente da entidade, Moisés Neto, afirmou que “o curso foi muito esclarecedor. A casa estava cheia, pois o tema atraiu os profissionais de contabilidade. Essa parceria das entidades com a Sefaz-PB foi um norte muito importante para todos os contadores. O curso deixou mais confortável pela clareza dos auditores fiscais que vem prestando sobre essa questão do Registro 1601”, finalizou.
O QUE É O REGISTRO 1601 – O Registro 1601 na Escrituração Fiscal Digital (EFD) tem como objetivo identificar o valor total das operações realizadas pelo declarante por meio de instrumentos de pagamentos eletrônicos, discriminado por instituição financeira e de pagamento, integrante ou não do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB (Convênio ICMS nº 134/2016).
ORIENTAÇÃO DETALHADA – Com o intuito de simplificar o correto preenchimento do Registro 1601, o Núcleo de Declarações disponibilizou na página da Sefaz-PB (www.sefaz.pb.gov.br) uma orientação detalhada esclarecendo todas as principais dúvidas que foram encaminhadas ao setor pelos contribuintes, por meio do link https://www.sefaz.pb.gov.br/images/docs/downloads/declaracao/Orienta%C3%A7%C3%A3o_Registro_1601_da_EFD_Atualizado.pdf